Supletivo? Esquece Faculdade!

Hoje em dia, pra entrar numa universidade boa, como USP, Unicamp ou UNIFESP, o indivíduo precisa ralar muito antes. As inúmeras vagas, que deveriam ser preenchidas por alunos de colégios públicos, são tomadas por filhinhos de papais gozadores da vida, que não fazem nada o dia todo, fumam maconha livremente, tocam baterias e queiam índios.

“Boyzinhos” esses que já cursaram seus ensinos (primário e médio) em colégios particulares de primeiríssima qualidade: com laboratórios, quadras esportivas, piscinas, lanchonetes,  lousa digital, laboratório de informática com Banda Larga, etc.

Lembro-me que quando eu estava concluindo o ensino médio –supletivo–, em 2003, tinha aulas na segundas-feiras, nas terças faltava uns dois professores e eramos dispensados, na quarta a policia invadia para separar brigas de alunos com alunos, alunos com professores e na quinta, por ser véspera de sexta, já começava as “cabulações”, dando lugar a mesa de bar, ao invez da mesa da sala de aula.E na sexta… bom na sexta. Deixa!

Agora me diga: Tem como competir? Tem como concorrer a uma vaga numa USP da vida, com alguém que, como já dito acima, teve todo o tempo do mundo para estudar, patrocínio dos pais, aulas em colégios de qualidade, dinheiro para comprar livros, etc?

A resposta é SIM! TEM! E digo isso com firmeza porque estou me colocando como exemplo (não, ainda não sou aluno da USP, por enquanto) pois pretendo fazer uma graduação numa faculdade de respeito, onde, talvez, eu consiga construir uma carreira de sucesso, um futuro brilhante.

Recentemente, peguei a lista de livros recomendado pela Fuvest para o Vestibular. São eles:

1) Auto da barca do inferno (Gil Vicente);
2) Memórias de um sargento de Milícias (Manuel Antonio de Almeida);
3) Iracema (José Alencar);
4) Dom Casmurro (Machado de Assis);
5) A cidade e as Serras (Eça de Queiroz);
6) Vidas Secas (Graciliano Ramos);
7) A rosa do povo (Carlos Drummond de Andrade);
8) Poemas Completos de Alberto Caeiro;
9) Sagarana (João guimarães Rosa)

Vou ler um-a-um esses livros. Vou fazer resumos, vou pesquisar na internet, vou pesquisar a vida de seus autores, suas obras, suas façanhas, etc. Vou fazer cursinhos, vou comprar livros, vou trabalhar para tentar pagar professores particulares das matérias “Matemática e Física” onde tenho extrema dificuldade, etc.

Vou fazer o que for possível, para entrar numa faculdade de respeito. Mesmo não sendo uma USP/Unicamp, mas uma que me matricule por meus méritos, e não porque estou pagando, como todas as particulares que fiz vestibular e passei, mesmo não sabendo NENHUMA das respostas do vestibular.

Atualmente não estou cursando nenhuma faculdade, estou apenas começando a fazer tudo o que foi dito acima para me preparar par aum vestibular de verdade. Que pretendo fazer em 2010.

Abraços.
Monthiel

  1. Seu inglês é melhor do que meu brasileiro. Agradecimentos para visitar meu Web site.

  2. Richard

    Vc eh um kra totalmente errado e fora de si, fala muita besteira, tenho varios amigos de colégios publico que estao na usp ou unicamp, eu mesmo Unicamp … e estudei em colegio publico ateh a oitava …! Meus amigos podem ate ser bem financeiramente ou ” boyzinhos, como vc disse” mas a capacidade mental e moral deles eh muito maior que as suas.
    vc acha q vao deixar o nivel cair ?, se vc fez supletivo foi pq vc…se deixou ir.
    vc generaliza, e muito, Se uma pessoa esta privilegiada financeiramente, eh pq batalharam para chegar aonde estao.
    acha q sab mas nao sab…, tipico da pessoa sem conhecimento da sociedade em q vivemos.

    reveja seus conceitos e seus valores…

    vc terminou em 2003 e em 2009 que decidiu ler esses livros? estudar e tentar ? nao, nao vi de tudo….nesse mundo msmu…

  3. Patrick

    Não acho que ambos lados estejam certos, até pq eu vivenciei os dois, sempre estudei em escolas de 1ª qualidade, sempre tive o patrocíonio dos meus pais, porém, por opção minha depois de repitir o 1º ano duas vezes na melhor escola da minha cidade que era MEGA dificil, eu resolvi fazer supletivo (em escola particular ) para terminar mais rápido, o que não alterou em nada no meu desempenho nos vestibulares, estudo em universidade particular, porém é a que eu opitei cursar, também conheço pessoas que estudaram em escola pública que passaram em Universidade Federal sem se matar, eu não sei se EU passaria numa Federal, até porque eu sempre tive em mente a universidade e o curso que queria cursar e está é a que eu curso e estou muito feliz .

  4. bom eu quero fazer um supletivo de primeiro e segundo ano,mas quero entrar numa faculdade de direito sera que eu tenho chance?

  5. ola meu amigo.eu sou de origem pobre,mas eu fiz sulplitivo.e tenho bastante conhencimento,so basta ter força de,vontade que vc consegue,como eu que estou me preparando para prestar um vestibular.
    Eu sei que tenho capacidade,de vencer nessa vida,como todos nesse sait diz,pois vense aquele,corre atras abraços atelogo.

  6. Carol

    As diferenças sociais no Brasil são muito grandes, mas as pessoas precisam parar com esse discurso de que só ricos têm alguma chance na vida.

    Sou filha de pais migrantes do nordeste, que trabalharam na roça quando crianças. Toda a minha vida estudei em escolas públicas. Ganhei uma bolsa integral num conhecido cursinho de São Paulo, me formei na USP enquanto trabalhava para me manter.

    Hoje trabalho numa grande revista brasileira e estou pensando em fazer uma segunda graduação. Tenho uma vida de classe média, mas confortável. Meus filhos terão uma vida melhor que a minha, e não admitirei que ninguém os desmereça por serem filhos de uma mulher que lutou por tudo o que tem. O filho do Eike Batista, que possui uma das maiores fortunas do país, estudou em supletivo e nunca leu um livro apesar de toda a sua riqueza. Marina Silva, a ex-candidata à presidência, apesar de toda a miséria de que se cercava se formou com méritos e é hoje respeitada, mesmo que nem todos apoiem seu viés político.

    Em resumo, as ações fazem as pessoas. Fazer supletivo não desmerece ninguém, ser filho de pais ricos também não. Eu aconselho você a rever esses conceitos antes de pensar em entrar numa faculdade de respeito.

  7. André

    Richard, você cheira a merda.

  8. mohamed ata

    richard, vai lamber bola.

  9. fernando

    pra entra numa faculdade publica basta apenas dedicar um ano da sua vida e se matricular em um bom curso preparatorio e estuda todos os dias em cima de provas! e essa sua afirmação sobre supletivo está totalmente equivocada,isso varia de pessoa para pessoa, as vezes é até melhor fazer um supletivo bem feito do que ficar 3 anos em uma escola estudando de uma maneira não dedicada.

  10. Oi…eu tbm estou passando pela mesma situação que voce um dia passou,no meu colégio é assim tbm,falta dois a tres professores e vou embora.Tenho 17 anos próximo mês faço 18 e estou pensando em fazer supletivo,pois aos 13 e 14 anos tive que trabalhar numa casa de familia e tive que abir mão dos estudos,portanto´perdi dois anos,e hoje estou no primeiro ano do ensino médio,e está dificil encontrar um emprego digno e com carteira assinada.Vc talvez escreveu com alguma revolta e colocou como se fosse “todos”,sim existem filhinhos de papai que tem tudo e não dá valor,vivi fumando maconha,cheirando pó,eu por exemplo confesso que tenho uma colega que faz direito na unifor e os pais que paga a faculdade dela e ela vivi nas farras cheirando pó.(um exemplo) mas enfim eu não estou aqui para criticar ninguém pois A VIDA É UMA ESCOLA,NA QUAL HOJE SOMOS APRENDIZES E AMANHÃ PROFESSORES.isto é,não irei criticar como “TODOS” pois existem alguns que tem objetivo de crescer,e o fato deles ter pais que os ajudam finaceiramente não singnifica porque somos pobres devemos desistir dos estudos,pq eu sou de familia muito pobre mais muito pobre mesmo aqui do interior do ceara,a ponto de nem ter um computador,ou dinheiro para comprar um caderno bonito igual da minha colega,e eu não desisto! pelo contrário tenho um desejo enorme de continuar nessa luta da vida,pois cada dor e cada sofrimento que eu passo me amareci.Estou pesquisando se realmente devo fazer supletivo,pois supletivo é caro!

  11. Daan Oliver

    Richard por favor vai aprender a escrever, pois estás a precisar muito!

  12. hedipu

    Faça o que quiserem , fale o que quiserem , Todos tem capacidades . Vcs não sabem quem sou eu mais te digo de ante mão para todas as coisas tem uma solução. A suplência, é como o tempo que vai indo e vc escondido sem saber o que a de novo no aprender, saiba que o tempo que resta fara vc aprender. não perca tempo faça oque gosta e vá até o fim talvez sera um dos melhores do mercado da aria que escolher , melhor até que muitos que estudaram em escolas, pagas ou não. O Sucesso de uma boa carreira é o gostar isso fara com que ganhe tempo e encontre o sucesso…. Boa sorte E a Paz do Senhor Jesus…….

  13. professor kaiser

    andré e mohamed em quanto um cheira merda de um e outro lambe as bolas do outro, a essa hora tem um japonês estudando seus pau no ( 0 )

  14. David

    Tenho uma coisa a dizer a todos voces que estao lendo este post. Nada é impossivel nessa vida. Eu fiz ensino medio supletivo, fiz 6 meses de cursinho ai fiz o ENEM e obtive uma otima nota gracas a Deus e consegui tirar meu certificado pelo enem em um insituto federal e ainda consegui minha vaga em uma Universidade Federal. Pessoal, estudem pela internet, setudem com amigos, estudem principalmene sozinhos, vao para bibliotecas, se inscrevam em forums de vestibulandos, enfim, facam tudo o que for lhes ajudar!!! Sem sacrificio nao ha vitoria… quer uma forca extra? faz como eu fiz e se segura nos bracos de Deus, deixa o orgulho de lado parceiro… e segue de cabeca erguida!!!!!

  15. Estou estudando e quero passa para dinoite para fazer um supletivo no caso 1 e 2 ano estou na 8 serie e tenho 16 anos e queria fazer o enem isso atrapalha em alguma coisa?

  16. Karoline

    estou fazendo o mesmo estudei em escola publica e escola particular, porem não queria nada da vida, agora vou cursar supletivo particular, entrar no pre vestibular da fatec , e estudar mt pra estudar no EACH , escola de artes e ciencias da usp

  17. Eu também fiquei parado no tempo, agora estou com dificudade mais estou reparando isso lendo livros quero fazer facudade de direito vou lutar para conseguir obrigado por seu exemplo é mais pura verdade hoje entendo que somos vitimas do sistema politíco mais tem o porém não quero ser vitima para sempre eu quero saber o que eu posso fazer pelo meu país não o que ele pode fazer por mim estou mais feliz e confiante depois que li isso receba sem limites em sua vida tudo de bom

  18. Eu fiz supletivo e isso não me impediu de fazer faculdade. Fui aprovado na UFRJ em Direito, porém, fiz minha matrícula na UNEB em Direito.
    Tenho um Blog para ajudar quem saiu da escola e quer retomar os estudos, quem quiser mais informações acesse: http://cursinhonoquarto.blogspot.com.br/

  19. Camila

    Monthiel, estou curiosa para saber se você fez o que disse que faria no texto?




Deixe um comentário

